PORTAL CIDADÃO - PREFEIRUTA MUNICIPAL DE GURINHÉM
Secretaria de Agricultura
executivo





Competências

I – Coordenar a elaboração e execução das políticas públicas de desenvolvimento da agricultura, da pecuária e do abastecimento alimentar do Município;

II – Coordenar a elaboração, execução e avaliação dos planos e projetos municipais, em conjunto com os demais órgãos atuantes nos setores agropecuário e de abastecimento alimentar do Município;

III – Efetuar levantamentos, pesquisas e divulgação das características da zona rural e das potencialidades da agricultura e pecuária;

IV – Promover o cadastramento do produtor rural, no que refere à vocação da propriedade para produção agrícola e pecuária;

V – Divulgar, pelos meios adequados, as modernas técnicas agrícolas e pastoris, visando ao aumento de produção e à melhoria da qualidade dos produtos;

VI – Estimular as atividades agropecuárias, através de exposições, feiras, congressos e incentivos;

VII – Desenvolver suas atividades com órgãos congêneres da União, do Estado e outros Municípios, visando proporcionar o desenvolvimento agropecuário e de agronegócios;

VIII – Promover estudos sócio-econômicos para a localização e construção de unidades de armazenamento e abastecimento;

IX – Organizar o abastecimento de gêneros alimentícios, com vistas a melhorar as condições de acesso da população, especialmente a de baixo poder aquisitivo;

X – Orientar as atividades de classificação e fiscalização e produtos agropecuários;

XI – Promover o associativismo rural, bem como assistir às cooperativas e outras associações de classe de produtores;

XII – Instituir programas de ensino agrícola associado ao ensino não-formal e à educação para preservação do meio ambiente;

XIII – Promover e incentivar a criação de reprodutores, visando o melhoramento genético de animais;

XIV – Preservar a diversidade genética tanto animal quanto vegetal.